Para gerenciar a comunidade terapêutica, é necessário ter uma estrutura preparada para oferecer serviços de qualidade, contando com processos efetivos, solucionados em tempo ágil.

No entanto, muitas comunidades encontram dificuldades para oferecer a agilidade na gestão do dia-a-dia.

A falta de recursos e problemas estruturais, são alguns dos desafios que muitas comunidades terapêuticas enfrentam, o que acaba afetando diretamente no atendimento aos acolhidos e familiares.

Na busca constante por soluções, o administrador da comunidade deve estar sempre bem informado para acompanhar novidades que possam contribuir de alguma forma na sua administração.

A tecnologia está cada dia mais imersa em nossa rotina, pois está presente na maioria das nossas atividades.

Hoje, utilizamos a tecnologia para trabalhar, estudar, fazer exercícios físicos, para o lazer, e até para ampliar nossa rede de contatos.

Neste caso, como a tecnologia pode contribuir para a melhoria dos serviços na comunidade terapêutica?

Neste artigo, respondemos a pergunta destacando algumas dicas para que o administrador consiga organizar uma estrutura poderosa capaz de superar os desafios encontrados na comunidade terapêutica, utilizando a tecnologia.

 

Desafio: Burocracia na resolução dos processos


Embora o objetivo inicial de qualquer administração seja atender as necessidades dos acolhidos da melhor forma, muitas gestões são marcadas pela dificuldade em cumprir com este objetivo.

Como consequência disso, os algumas comunidades acabam ficando com uma imagem negativa, já que grande parte dos serviços administrativos não conseguem ter um bom atendimento para resolver os processos.

Os colaboradores, por exemplo, utilizam os recursos disponíveis para gerenciar os mais diversos processos.

Desde processos de acolhimento, financeiro, estoque, até controle de certidões negativas, são eles que juntamente com os administradores, executam esses serviços.

Porém, para executr esses serviços, é preciso seguir etapas diferentes, de acordo com cada processo.

Geralmente o serviço costuma levar um tempo maior para ser resolvido.

Costuma ser burocrático, pois um mesmo processa precisa passar por vários colaboradores da comunidade, até que seja finalizado pela administração.

Podemos citar alguns desafios enfrentados pelo colaborador, no momento em que necessita dos executar serviços. São eles:

  • Despesa com o deslocamento até a unidade da comunidade terapêutica;

  • Tempo de espera para o encontrar o que precisa;

  • Na falta de alguma documento ou informação, o colaborador precisa voltar no local quantas vezes for necessário;

  • Tempo de espera para a entrega do serviço.


Solução: Software de gestão - Sistema Nuvem


Como vimos, a burocracia presente no atendimento ao acolhido e familiares é bastante prejudicial tanto para a imagem da comunidade terapêutica, quanto para a fluidez das atividades que dependem desses serviços.

O trabalho dos colaboradores e administradores precisam de mais agilidade para superar este desafio.

Somente através da tecnologia, é possível otimizar todas as atividades da gestão da comunidade terapêutica e transformar positivamente a imagem dos serviços prestados.

Utilizar um software de gestão, através do cloud computing, está ganhando cada vez mais espaço nas discussões sobre melhorias administrativas.

O gestão da comunidade e o atendimento ao acolhido pode ser bem executado, com a contribuição valiosa da tecnologia.

A administração consegue ter a sua imagem transformada positivamente, quando os profissionais/colaboradores ganham algumas vantagens. Tais como:

  • Liberdade e mobilidade com o autoatendimento;

  • Monitoramento dos serviços executados;

  • Evita perda de tempo, gastos com deslocamento;

  • Rapidez na solução de serviços.


Solução para Comunidade Terapêutica: SistOng Sistemas


O sistema de gestão SistOng proporciona a padronização dos fluxos de trabalho,garantindo que cada processo seja executado e monitorado online em qualquer horário e de qualquer dispositivo.

Desta forma, quando surge a demanda do serviço, o colaborador não precisa mais aguardar o tempo que levaria até que o serviço chegasse a aprovação do administrador.

Com um sistema 100% nuvem, o administrador pode acompanhar os serviços com acesso de onde estiver.

Agilizando o trabalho do colaborador e melhorando o atendimento para os acolhidos e familiares.

Acessando a internet, o administrador pode executar diversos serviços, sem sair de casa.

Outra vantagem que o SistOng proporciona é a integração. Todos os setores da comunidade terapêutica conseguem acessar o mesmo sistema único.

Facilitando assim, a troca de informações entre eles.

Através do sistema na nuvem, os administradores podem conferir informações em tempo real, além de fazer uma análise dos indicadores que auxiliam na tomada de decisão e fortalecem o planejamento estratégico.

Garantir o sucesso de uma administração envolve muitos fatores.

No entanto, implantar um sistema de gestão em nuvem aumenta o desempenho dos serviços prestados como um todo, atendendo o acolhido da forma que ele merece.

O SistOng foi desenvolvido pela SISTONG Sistemas, líder no desenvolvimento de software para Gestão de Comunidade Terapêutica.

Se você quer saber como implantar um sistema 100% nuvem na sua comunidade terapêutica, entre em contato conosco!

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