Para gerenciar a comunidade terapêutica, é
necessário ter uma estrutura preparada para oferecer serviços
de qualidade, contando com processos efetivos, solucionados em tempo ágil.
No entanto, muitas comunidades encontram dificuldades para
oferecer a agilidade na gestão do dia-a-dia.
A falta de recursos e problemas estruturais, são alguns dos desafios que muitas
comunidades terapêuticas enfrentam, o que acaba afetando diretamente no
atendimento aos
acolhidos e familiares.
Na busca constante por soluções, o administrador da comunidade deve estar sempre
bem
informado para acompanhar novidades que possam contribuir de alguma forma na sua
administração.
A tecnologia está cada dia mais imersa em nossa rotina, pois
está presente na maioria das nossas atividades.
Hoje, utilizamos a tecnologia
para trabalhar, estudar, fazer exercícios físicos, para o lazer, e até para
ampliar nossa rede de contatos.
Neste caso, como a tecnologia pode contribuir para a melhoria dos serviços na
comunidade terapêutica?
Neste artigo, respondemos a pergunta destacando algumas dicas para que o administrador
consiga organizar uma estrutura poderosa capaz de superar os
desafios encontrados na comunidade terapêutica, utilizando a
tecnologia.
Desafio: Burocracia na resolução dos processos
Embora o objetivo inicial de qualquer administração seja atender as necessidades dos
acolhidos da melhor forma, muitas gestões são marcadas pela dificuldade em cumprir
com este objetivo.
Como consequência disso, os algumas comunidades acabam ficando com uma imagem
negativa, já que grande parte dos serviços administrativos não conseguem ter um bom
atendimento para resolver os processos.
Os colaboradores, por exemplo, utilizam os recursos disponíveis
para gerenciar os mais diversos processos.
Desde processos de acolhimento, financeiro, estoque, até controle de certidões negativas, são eles que juntamente com os
administradores, executam esses serviços.
Porém, para executr esses serviços, é preciso seguir etapas diferentes, de
acordo com cada processo.
Geralmente o serviço costuma levar um tempo maior para ser
resolvido.
Costuma ser burocrático, pois um mesmo processa precisa passar por
vários colaboradores da comunidade, até que seja finalizado pela administração.
Podemos citar alguns desafios enfrentados pelo colaborador, no momento
em que necessita dos executar serviços. São eles:
- Despesa com o deslocamento até a unidade da comunidade terapêutica;
- Tempo de espera para o encontrar o que precisa;
- Na falta de alguma documento ou informação, o colaborador precisa voltar no local quantas vezes
for necessário;
- Tempo de espera para a entrega do serviço.
Solução: Software de gestão - Sistema Nuvem
Como vimos, a burocracia presente no atendimento ao acolhido e familiares é bastante
prejudicial tanto para a imagem da comunidade terapêutica, quanto
para a fluidez das atividades que dependem desses serviços.
O trabalho dos colaboradores e administradores precisam de mais agilidade
para superar este desafio.
Somente através da tecnologia, é possível otimizar todas as
atividades da gestão da comunidade terapêutica e transformar positivamente a imagem dos
serviços prestados.
Utilizar um software de gestão, através do cloud
computing, está ganhando cada vez mais espaço nas discussões sobre
melhorias administrativas.
O gestão da comunidade e o atendimento ao acolhido pode ser bem executado, com a contribuição valiosa da
tecnologia.
A administração consegue ter a sua imagem transformada positivamente, quando
os profissionais/colaboradores ganham algumas vantagens. Tais como:
- Liberdade e mobilidade com o autoatendimento;
- Monitoramento dos serviços executados;
- Evita perda de tempo, gastos com deslocamento;
- Rapidez na solução de serviços.
Solução para Comunidade Terapêutica: SistOng Sistemas
O sistema de gestão SistOng proporciona a padronização dos fluxos de
trabalho,garantindo que cada processo seja executado e monitorado online em qualquer horário e de
qualquer dispositivo.
Desta forma, quando surge a demanda do serviço, o colaborador não precisa mais aguardar
o tempo que levaria até que o serviço chegasse a aprovação do administrador.
Com um sistema 100% nuvem, o administrador pode acompanhar os serviços com
acesso de onde estiver.
Agilizando o trabalho do colaborador e melhorando o atendimento para os acolhidos e familiares.
Acessando a internet, o administrador pode executar diversos serviços, sem sair de casa.
Outra vantagem que o SistOng proporciona é a integração. Todos
os setores da comunidade terapêutica conseguem acessar o mesmo sistema único.
Facilitando assim, a troca de informações entre eles.
Através do sistema na nuvem, os administradores podem conferir informações em tempo real,
além de fazer uma análise dos indicadores que auxiliam na tomada de decisão e
fortalecem o planejamento estratégico.
Garantir o sucesso de uma administração envolve muitos fatores.
No entanto, implantar um sistema de gestão em nuvem aumenta o desempenho dos
serviços prestados como um todo, atendendo o acolhido da forma que ele
merece.
O SistOng foi desenvolvido pela SISTONG Sistemas, líder no
desenvolvimento de software para Gestão de Comunidade Terapêutica.
Se você quer saber como implantar um sistema 100% nuvem na sua comunidade terapêutica, entre
em contato conosco!